top of page

Prazer, eu sou um infográfico e tenho muito a dizer

  • Foto do escritor: R. Guerra Cruz
    R. Guerra Cruz
  • 30 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 9 de dez. de 2018

As pessoas estão acostumadas aos infográficos mais do que imaginam, mas não têm ideia do trabalho por trás desses ícones tão divertidos que tornam assuntos complexos tão simples.


ree

Chegou a era da informação... mas está uma bagunça!

Vivemos a época da informação, porém não temos tempo para consumi-la como deveríamos. Para que os assuntos se tornassem mais interessantes, principalmente BIG DATAs (grandes e complexas redes de dados e suas conexões), criamos os infográficos. Tanto a publicidade como a mídia jornalística tem usado e abusado dessa ferramenta, afinal, ela tem muito a dizer. Olha só!

Não só um desenho bonitinho.

Os infográficos podem utilizar cores, gráficos, escalas, etapas, linhas do tempo e até animações para tornar o consumo de informações mais divertido e claro. Eles são, portanto, elementos não verbais e textos informativos que trabalham com o intuito de levar o maior número de informações possível, de forma inovadora e rápida.

Mas como criar um infográfico incrível para arrasar no trabalho?

Colete os dados que precisa mostrar, veja as conexões e comparações possíveis e inusitadas, faça rascunhos de ideias e estruturas de apresentação de dados. Pense sempre no objetivo principal, depois nos secundários. A mensagem precisa ser transmitida e ter valor para o público.

Bora fazer um infográfico "manero"?

Se a utilização de fotos ou ícones é o melhor caminho, ótimo! Você já tem um começo. Agora, se precisa mesmo é de pequenos textos, números em destaque ou uma sequência de fatos que se complementam, as linhas de tempo são mais indicadas. A jornada do leitor deve ser considerada desde o início:

• Está claro onde começa a leitura do infográfico? • Ele nos leva a uma sequência lógica e de fácil leitura? • As imagens estão redundantes ou complementam os textos? • Tudo está no seu melhor estilo e concisão? • As imagens estão contribuindo, assim como as cores, para seu objetivo principal? • Em qual plataforma o seu infográfico será visto? Desktop? Mobile? TV? Que tal uma animação?


Colocando a mão na massa... cinzenta!Depois de definido tudo isso, crie o seu próprio infográfico nesse site: https://www.canva.com/pt_br/criar/infografico/

Mas antes de sair colocando a mão na massa, vale conferir algumas soluções práticas e criativas aqui: https://br.pinterest.com/pin/150870656239187502/?lp=true

Acho que ficou bem claro que o futuro é BIG DATA. É cruzamento e análise de dados, tudo muito rápido e visual. Certo? Ficou claro que essas técnicas visuais têm muito a nos oferecer e evoluir? Você conseguiu entender a importância do infográfico para o futuro da comunicação ou quer que eu desenhe?

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

Copyright © 2018 Arte do Guerra - Todos os direitos reservados

bottom of page